Como reduzir o consumo de energia?

O custo e o consumo de energia elétrica têm subido constantemente nas últimas décadas e não dá sinais de que vá perder fôlego tão cedo. Quando o consumidor escolhe, com consciência, economizar energia elétrica dentro da própria casa, sente a diferença no PUBLICIDADE

E esse impacto positivo repercute na sociedade, já que esse consumidor poderá escolher novos produtos ou serviços com a economia gerada, e será um exemplo na família, entre amigos ou vizinhos.

Ao mesmo tempo, o impacto ecoa no meio ambiente, pois o seu consumo consciente de combustível e energia vai exigir uma produção menor, e a produção gera gases de efeito estufa. O consumidor consciente estará, assim, poupando recursos naturais e contribuindo para a preservação da vida no planeta.

Abaixo selecionamos algumas dicas para consumir menos energia elétrica:

Economize com a geladeira
A geladeira é um dos grandes vilões para o consumo de energia elétrica, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos:
- Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia.

- Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo. E regule o termostato para que esfrie menos no inverno. Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.

- Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo ProcelM, pois são os mais eficientes.

Economize ao lavar e passar a roupa
- Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.

- Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica.

- Não use o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só.

Ilumine sua casa sem desperdício
- Evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais.

- Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário.

- Ao comprar lâmpadas, prefira as que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia.

Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico
- Evite usar equipamentos eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupas, ferro e chuveiro, entre 18h e 21h. Este é o chamado horário de pico, no qual o consumo de energia elétrica é maior.

- O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia em uma casa. Se cada pessoa reduzir a ducha diária de 12 para 6 minutos, economizará energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

- Para gastar menos energia, deixe o chuveiro na posição “inverno” somente quando estiver frio. E feche a torneira ao se ensaboar ou usar shampoo. Assim, além de energia elétrica, você também economiza água.

Fonte:
Instituto Akatu para o Consumo Consciente

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: